sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PINTURA COM CAFÉ

A PINTURA COM CAFÉ DURA UM BOM TEMPO. O MATERIAL NECESSÁRIO É: CAFÉ SOLÚVEL, GUARDANAPOS OU PAPEL TOALHA, PINCÉIS, COPINHOS E ÁGUA. EVITE USAR MUITA ÁGUA E, TENHA SEMPRE O PAPEL À MÃO PARA SECAR E CRIAR OS CLAROS E ESCUROS.
A TÉCNICA USADA É PRÓXIMA DA AQUARELA, SÓ QUE O CAFÉ SECA UM POUCO MAIS DEVAGAR. HÁ VÁRIAS MANEIRAS DE SE TRABALHAR COM A TINTA. PODE-SE COMEÇAR COM UMA LINHA E, DEPOIS COM AS FORMAS.
FAÇA UMA NOVA FILEIRA DE ÁGUA PARA MISTURAR E CRIAR AS GRADAÇÕES DE SOMBRAS E LUZES.
LIMPEM OS PINCÉIS COM OS GUARDANAPOS E COMECEM AS GRADAÇÕES COM A ÁGUA E O CAFÉ. É UMA TÉCNICA SOFISTICADA MAS MUITO AGRADÁVEL. DICAS DE BIBLIOGRAFIA:

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009


Artista canadense cria vestidos com folhas, flores e frutas
Sabe aquela história de não repetir roupas de festa?
A artista canadense Nicole Dextras levou o conceito ao extremo, criando roupas efêmeras, feitas de folhas, flores e frutas, que só podem ser usadas em uma ocasião.
Costurando as peças com espinhos, Dextras começou usando folhas encontradas perto de sua casa em Vancouver, no Canadá, mas teve que fazer um acordo com um horto florestal para obter material suficiente para sua produção.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Andy Warhol é famoso pelas suas pinturas usando técnicas de Silk Screen e cores fortes. Chegou a sua vez de fazer o que foi feito com Marlyn Monroe e Sopas Campbells. O Warholizer é uma ferramenta on-line que possibilita, com base na sua foto, gerar uma obra tão parecida quanto a dele. Experimente: http://bighugelabs.com/flickr/warholizer.php















“O que é que torna o lar dos nossos dias tão diferentes, tão atraentes?” colagem de Richard Hamilton


Movimento artístico: Pop art (1954)

Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações e designam, usando como materiais principais, tinta acrílica, ilustrações e designs, usando como materiais, usando como materiais principais, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real. Mas ao mesmo tempo que produzia a crítica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes o próprio aumento do consumo, como aconteceu por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol, um dos principais artistas da Pop Art. Além disso, muito do que era considerado brega, virou moda, e já que tanto o gosto, como a arte tem um determinado valor e significado conforme o contexto histórico em que se realiza, a Pop Art proporcionou a transformação do que era considerado vulgar, em refinado, e aproximou a arte das massas, desmitificando, já que se utilizava de objetos próprios delas, a arte para pouco.
Roy Lichtenstein (1923-1997).
Seu interesse pelas histórias em quadrinhos como tema artístico começou
provavelmente com uma pintura do camundongo
Mickey, que realizou em 1960 para os filhos. Em seus
quadros a óleo e tinta acrílica, ampliou as
características das histórias em quadrinhos e dos
anúncios comerciais, e reproduziu a mão, com
fidelidade, os procedimentos gráficos. Empregou, por
exemplo, uma técnica pontilhista para simular os pontos
reticulados das historietas. Cores brilhantes, planas e
limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam
para o intenso impacto visual.
Com essas obras, o artista pretendia oferecer uma
reflexão sobre a linguagem e as formas artísticas. Seus
quadros, desvinculados do contexto de uma história,
aparecem como imagens frias, intelectuais, símbolos
ambíguos do mundo moderno. O resultado é a
combinação de arte comercial e abstração.
Andy Warhol (1927-1987). Ele foi figura mais conhecida e mais controvertida do pop art, Warhol mostrou sua concepção da produção mecânica da imagem em substituição ao trabalho manual numa série de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe. Warhol entendia as personalidades públicas como figuras impessoais e vazias, apesar da ascensão social e da celebridade. Da mesma forma, e usando sobretudo a técnica de serigrafia, destacou a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como garrafas de Coca-Cola, as latas de sopa Campbell, automóveis, crucifixos e dinheiro.Produziu filmes e discos de um grupo musical, incentivou o trabalho de outros artistas e uma revista mensal .

SITES PARA PESQUISA:

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

PROPORÇÃO E MOVIMENTO DO CORPO HUMANO
PRODUÇÕES ARTÍSTICAS:







Os alunos do 7°ano do Centro Educacional Municipal Nova Esperança Balneário Camboriú - Santa Catarina, representaram o corpo humano de uma forma simples, rudimentar e estilizada através do boneco palito.
O trabalho foi feito em dupla e com apresentações explicativas aos demais alunos da escola (de outras turmas)mostrando os movimentos e as proporções do corpo humano .
Material utilizado; papelão,cola, barbante, pincel e tinta

Referências Bibliográficas:
http://www.geocities.com/Athens/Olympus/7979/arte.htm
http://pt.wiki/ /Artes
http://wiki/Homem Vitruviano


















Proporções do corpo humano





Pra quem está se iniciando, ou mesmo já tem uma estrada no estudo de desenho, vale uma dica pra desenho de anatomia: não adianta tentar desenhar parte por parte do corpo se você não conhece bem as proporções do todo.Esse esboço é um estudo que foi feito pra captar a proporção entre as partes do corpo humano. Nesse estudo foi usado uma proporção ‘herói’ de 8 cabeças, mas vale salientar que a proporção mais comum é de 7,5 cabeças pra altura do corpo.E não tem saída: tem que desenhar vááááárias vezes. Até conseguir desenhar de memória. Desenhe a grade e comece hoje ainda…
Uma boa dica é variar o tamanho do ombro de acordo com o sexo. Notem que é muito simples... Aconselho a começar seu desenho pela cabeça, e em seguida fazer o corpo 7 vezes o tamanho da cabeça. Fazer o desenho usando as linhas horizontais e verticais do esqueminha ajuda muito (eu não acreditava nisso até me ensinarem -.-'').Pra quem quiser desenhar crianças, o tamanho pode ser de 5 cabeças. E com olhos maiores do que o normal de um adulto.Lembrando que essas
dicas são apenas uma base para os non-sense XDPorque é claro que sempre vai ter alguém que desenha a cabeça do tamanho do corpo... Que nem o Tartaskovisk (cara que inventou o Dexter e as Superpoderosas).Obs: As proporções podem variar de acordo com o estilo, claro...

Todos nós já ouvimos falar em número PI. É o irracional mais famoso da história, com o qual se representa a razão constante entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro. Não confundir com o número Phi.
Homem vitruviano, baseado nos valores da divina proporção
O número Phi (letra grega que se pronuncia “fi”) apesar de não ser tão conhecido, tem um significado muito mais interessante.
Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal. Os gregos criaram então o retângulo de ouro. Era um retângulo, do qual havia-se proporções... do lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa proporção tudo era construído. Assim eles fizeram o Pathernon... a proporção do retângulo que forma a face central e lateral. A profundidade dividia pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção ideal de 1,618.
Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3a fileira e assim por diante.
Bom, durante milênios, a arquitetura clássica grega prevaleceu O retângulo de ouro era padrão mas depois de muito tempo, veio a construção gótica, com formas arredondadas que não utilizavam o retângulo de ouro grego. Mas em 1200... Leonardo Fibonacci um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos criou aquela que é provavelmente a mais famosa seqüência matemática a Série de Fibonacci.
A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles se aumentavam a partir da reprodução de várias gerações e chegou numa seqüência onde um número é igual a soma dos dois números anteriores
1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89...
1+1=2

2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13=34 E assim por diante.
Aí entra a 1ª "coincidência"; proporção de crescimento média da série é... 1,618. Os números variam, um pouco acima às vezes, um pouco abaixo mas a média é 1,618, exatamente a proporção das pirâmides do Egito e do retângulo de ouro dos gregos
Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova idéia de tal proporção que os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas.
-A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos em uma colméia é de 1,618;
-A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
-A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
-A proporção em que se diminuem as folhas de uma arvore a medida que subimos de altura é de 1,618;
-E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção de 1,618 também
Por isso, o número Phi ficou conhecido como A DIVINA PROPORÇÃO. Porque, os historiadores descrevem que foi a beleza perfeita que Deus teria escolhido para fazer o mundo.
Bom, por volta 1500 com a vinda do Renascentismo à cultura clássica voltou à moda... Michelangelo e principalmente Leonardo da Vinci, grandes amantes da cultura pagã, colocaram esta proporção natural em suas obras. Mas da Vinci foi ainda mais longe; ele como cientista, pegava cadáveres para medir a proporção do seu corpo e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto a DIVINA PROPORÇÃO do que o corpo humano... obra prima de Deus
Por exemplo:
-Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão; o resultado é 1,618.
-Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo; o resultado é 1,618.
-Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra. O resultado é 1,618;
-Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;
-A altura do seu cranio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça. O resultado 1,618;
-Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax. O resultado é 1,618;
(considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objetos acurados de medição).
Tudo, cada osso do corpo humano é regido pela Divina Proporção.
Seria Deus, usando seu conceito maior de beleza em sua maior criação feita a sua imagem e semelhança?


BIBLIOGRAFIA PARA PESQUISA

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009


RENASCIMENTO
Renascimento, período da história européia caracterizado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte. O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI.


Características Principais:

- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;

- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas
artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França e Países Baixos.

"O Renascimento foi uma retomada das artes clássicas. De novo se utiliza a perspectiva e a tridimensionalidade.
Nesta época são realizados grandes progressos em relação à luz e à perspectiva. O objetivo da arte renascentista é usar a ilusão ótica para fazer do desenho um objeto tridimensional.
Nesta época os avanços na perspectiva são explorados para além dos limites: novas maneiras de representar a profundidade, como a nitidez que diminui com a distância e as cores que são mais brilhantes quando estão mais próximas da luz são descobertas nesta época.
Também é no Renascimento que a anatomia humana toma um papel crucial na arte, os estudos anatómicos (como fez Leonardo Da Vinci) começam a ser realizados assim como as sombras produzidas nas figuras dos quadros.
Nesta altura também é descoberta uma nova técnica: a do esfumado. "
Bibliografia para pesquisa:



CORES


Cores = Luz
A luz é feita de diferentes cores que viajam para o olho humano em diferentes velocidades.
Quando a luz atravessa um prisma ela se divide em seus componentes, o arco-íris é um belo exemplo disto, as gotas da chuva funcionam como um prisma para a luz solar, formando as cores no céu

A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria. A colorimetria desenvolve métodos de quantificação da cor e estuda o tom, a saturação e a intensidade da cor. O tom da cor é que faz com que ela seja identificada como azul, verde, amarela etc. A saturação da cor mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente. A intensidade caracteriza a força da cor. As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras.


Cores Primárias
As cores primárias são vermelho amarelo e azul. São consideradas as primeiras cores. O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que dá concentração e melhora a mente.
Cores secundárias
As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. As cores secundárias são verde, roxo e laranja. O azul misturado com o amarelo origina o verde. O azul misturado com o vermelho origina o roxo e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.
Cores terciárias
As cores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores como o marrom que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.
Cores neutras
As cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada sendo que as cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar o branco, os tons cinza e marrons. O branco é luz isento de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza é a mistura do branco com o preto.




As cores são divididas em quentes e frias


As cores quentes são as cores solares :
amarelo, laranja, vermelho.

Tendendo para o amarelo, e seus matizes para os alaranjados e avermelhados, as cores quentes estimulam a circulação sangüínea do observador, aumentando a temperatura do corpo.São cores associadas naturalmente ao verão e à vivacidade.

VERMELHO
É a mais excitante das cores pois estimula os jogos, o dinamismo, a ação, a energia e o impulso.Por outro lado, pode levar à violência, à inquietação e ao aumento da pressão sangüínea.Ambientes com predomínio dessa cor dão a sensação de que o tempo passa mais rápido.

LARANJA
Considerada como um subvermelho, essa cor traz dificuldade em conciliar racional eemocional e induz a comportamentos irrefletidos. É também a cor mais radiante.

AMARELO
É a que mais estimula o intelecto, a criatividade. Representa o sol, princípio da vida, e também luzes de emergência, alerta.

As cores frias são as do mar e do céu: azul, verde, violeta.

Tendendo para o azul e seus matizes entre o verde e violeta.Ao contrário das cores quentes, as cores frias diminuem acirculação sangüínea do observador, reduzindo a temperatura do corpo. São cores associadas à calma, à harmonia, à paz, mas também à tristeza e à melancolia.

VERDE
O verde é considerado uma cor fria, porém muitos estudiosos o consideram como uma cor de transição entre as cores quentes e frias.Por ocupar essa posição de transição, o verde é tido como uma cor de harmonia e equilíbrio.Exige menos esforço dos músculos para a sua focalização e por essa razão, é mais relaxante, diminui a ansiedade, refresca e restaura.

AZUL
Causa a impressão de que o tempo passa mais lentamente.Acalma, seda, faz diminuir a pressão sangüínea. Ambientes com essa cor dão a sensação de maior profundidade.

VIOLETA
É a mais correlacionada ao misticismo. Mistura entre vermelho (carne, matéria) e azul (céu, espírito).


O Branco e o Preto
O BRANCO
É a luz total, o somatório de todas as cores. Promove aproximação, sugere libertação, pureza, higiene e ausência de perigo.

O PRETO
Relacionada à testosterona, representa agressividade, distanciamento, autoridade e disciplina.As cores que tendem para o preto, como azul-marinho, marrom-escuro e, em especial, o cinza, geram uma grande tendência à depressão.Um ambiente muito escuro passa a impressão de que é menor em volume.



Cores complementares

São as cores diametralmente opostas dentro do círculo cromático.
Quando uma cor é colocada lado a lado com sua cor complementar, elas se intensificam pelo contraste simultâneo.Quando desejamos chamar muita atenção para um objeto ou lugar, é só aplicarmos cores complementares, afinal, os opostos se completam e quando juntos criam um efeito visual fantástico.
As cores intermediarias ou complementares fazem o contraste entre as quentes e as frias. Da mesma maneira entre cores quentes, algumas são mais frias que outras. Amarelo e laranja parecem mais frias que o vermelho brilhante







segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009


VAMOS FALAR UM POUCO DE HISTÓRIA DA ARTE;










Stonehenge
Pintura em Aracaju - Brasil
PRÉ-HISTÓRIA



Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.
A arte produzida possuía uma utilidade, material, cotidiana ou mágico-religiosa: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça. Cabe lembrar que as cenas de caça representadas em cavernas não descreviam uma situação vivida pelo grupo, mas possuía um caráter mágico, preparando o grupo para essa tarefa que lhes garantiria a sobrevivência.




Stonehenge


"Stonehenge" é um dos mais importantes monumentos da pré-história européia, e sempre foi considerado pelos visitantes como uma das maravilhas da Grã-Bretanha. O monumento que se vê hoje em dia, são as ruínas de um templo que foi utilizado por aproximadamente 3500 anos.



EVOLUÇÃO HUMANA
O Homem , estava tão mal preparado para competir num mundo hóstil, usou a sua ingenuidade e um pouco de sorte para iniciar as sua longa jornada para a civilização. Era um caçador recolector e tinha uma vida nómoda, foi aprofundando os seus conhecimentos e tecnologia. Tornou-se agricultor e tornou-se sedentário fazendo crescer elementos básicos de uma civilização.A Arte Pré-Histórica incluía as pinturas em cavernas, gravuras, escultura e arquitectura monolítica. Para Arte considerada primitiva, era notávelmente sofisticada e perceptiva. A partir de simples linhas de desenhos para pinturas policromáticas, de gravuras gravadas na pedra para figuras tri-dimensionais, de monumentos monolíticos para círculos e arte funerária, a arte serviu como meio de comunicação, ritual e para o homem desenvolver o seu espírito criativo. A Música e a Dança tornou-se também parte da experiência humana durante os tempos pré-históricos.



O QUE É ARTE?









A Arte é a expressão do belo. Esta definição, comum até há algumas décadas, conduz a outra questão: O que é belo? Aí, a resposta se torna bem mais complicada. O que é motivo de escárnio para uns, transforma-se em emoção para outros. Arte é contradição. O artista interpreta o mundo em que vive e não pode estar alheio às mudanças da própria sociedade. Caminha com elas e até adiante delas, provocando escândalo e reações iradas dos mais conservadores. O artista não busca a unanimidade; não é um copista, é um desbravador: busca o diferente onde todo mundo só vê o igual.




A palavra arte é uma derivação da
palavra latina “ars” ou “artis”, correspondente ao verbete grego “tékne”. O
filósofo Aristóteles se referia a palavra arte como “póiesis”, cujo significado
era semelhante a tékne. A arte no sentido amplo significa o meio de fazer ou
produzir alguma coisa, sabendo que os termos tékne e póiesis se traduzem em
criação, fabricação ou produção de algo.