quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
















“O que é que torna o lar dos nossos dias tão diferentes, tão atraentes?” colagem de Richard Hamilton


Movimento artístico: Pop art (1954)

Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações e designam, usando como materiais principais, tinta acrílica, ilustrações e designs, usando como materiais, usando como materiais principais, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real. Mas ao mesmo tempo que produzia a crítica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes o próprio aumento do consumo, como aconteceu por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol, um dos principais artistas da Pop Art. Além disso, muito do que era considerado brega, virou moda, e já que tanto o gosto, como a arte tem um determinado valor e significado conforme o contexto histórico em que se realiza, a Pop Art proporcionou a transformação do que era considerado vulgar, em refinado, e aproximou a arte das massas, desmitificando, já que se utilizava de objetos próprios delas, a arte para pouco.
Roy Lichtenstein (1923-1997).
Seu interesse pelas histórias em quadrinhos como tema artístico começou
provavelmente com uma pintura do camundongo
Mickey, que realizou em 1960 para os filhos. Em seus
quadros a óleo e tinta acrílica, ampliou as
características das histórias em quadrinhos e dos
anúncios comerciais, e reproduziu a mão, com
fidelidade, os procedimentos gráficos. Empregou, por
exemplo, uma técnica pontilhista para simular os pontos
reticulados das historietas. Cores brilhantes, planas e
limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam
para o intenso impacto visual.
Com essas obras, o artista pretendia oferecer uma
reflexão sobre a linguagem e as formas artísticas. Seus
quadros, desvinculados do contexto de uma história,
aparecem como imagens frias, intelectuais, símbolos
ambíguos do mundo moderno. O resultado é a
combinação de arte comercial e abstração.
Andy Warhol (1927-1987). Ele foi figura mais conhecida e mais controvertida do pop art, Warhol mostrou sua concepção da produção mecânica da imagem em substituição ao trabalho manual numa série de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe. Warhol entendia as personalidades públicas como figuras impessoais e vazias, apesar da ascensão social e da celebridade. Da mesma forma, e usando sobretudo a técnica de serigrafia, destacou a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como garrafas de Coca-Cola, as latas de sopa Campbell, automóveis, crucifixos e dinheiro.Produziu filmes e discos de um grupo musical, incentivou o trabalho de outros artistas e uma revista mensal .

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