quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009


RENASCIMENTO
Renascimento, período da história européia caracterizado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte. O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI.


Características Principais:

- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;

- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas
artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França e Países Baixos.

"O Renascimento foi uma retomada das artes clássicas. De novo se utiliza a perspectiva e a tridimensionalidade.
Nesta época são realizados grandes progressos em relação à luz e à perspectiva. O objetivo da arte renascentista é usar a ilusão ótica para fazer do desenho um objeto tridimensional.
Nesta época os avanços na perspectiva são explorados para além dos limites: novas maneiras de representar a profundidade, como a nitidez que diminui com a distância e as cores que são mais brilhantes quando estão mais próximas da luz são descobertas nesta época.
Também é no Renascimento que a anatomia humana toma um papel crucial na arte, os estudos anatómicos (como fez Leonardo Da Vinci) começam a ser realizados assim como as sombras produzidas nas figuras dos quadros.
Nesta altura também é descoberta uma nova técnica: a do esfumado. "
Bibliografia para pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário