quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009




CORES


Cores = Luz
A luz é feita de diferentes cores que viajam para o olho humano em diferentes velocidades.
Quando a luz atravessa um prisma ela se divide em seus componentes, o arco-íris é um belo exemplo disto, as gotas da chuva funcionam como um prisma para a luz solar, formando as cores no céu

A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria. A colorimetria desenvolve métodos de quantificação da cor e estuda o tom, a saturação e a intensidade da cor. O tom da cor é que faz com que ela seja identificada como azul, verde, amarela etc. A saturação da cor mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente. A intensidade caracteriza a força da cor. As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras.


Cores Primárias
As cores primárias são vermelho amarelo e azul. São consideradas as primeiras cores. O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que dá concentração e melhora a mente.
Cores secundárias
As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. As cores secundárias são verde, roxo e laranja. O azul misturado com o amarelo origina o verde. O azul misturado com o vermelho origina o roxo e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.
Cores terciárias
As cores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores como o marrom que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.
Cores neutras
As cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada sendo que as cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar o branco, os tons cinza e marrons. O branco é luz isento de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza é a mistura do branco com o preto.




As cores são divididas em quentes e frias


As cores quentes são as cores solares :
amarelo, laranja, vermelho.

Tendendo para o amarelo, e seus matizes para os alaranjados e avermelhados, as cores quentes estimulam a circulação sangüínea do observador, aumentando a temperatura do corpo.São cores associadas naturalmente ao verão e à vivacidade.

VERMELHO
É a mais excitante das cores pois estimula os jogos, o dinamismo, a ação, a energia e o impulso.Por outro lado, pode levar à violência, à inquietação e ao aumento da pressão sangüínea.Ambientes com predomínio dessa cor dão a sensação de que o tempo passa mais rápido.

LARANJA
Considerada como um subvermelho, essa cor traz dificuldade em conciliar racional eemocional e induz a comportamentos irrefletidos. É também a cor mais radiante.

AMARELO
É a que mais estimula o intelecto, a criatividade. Representa o sol, princípio da vida, e também luzes de emergência, alerta.

As cores frias são as do mar e do céu: azul, verde, violeta.

Tendendo para o azul e seus matizes entre o verde e violeta.Ao contrário das cores quentes, as cores frias diminuem acirculação sangüínea do observador, reduzindo a temperatura do corpo. São cores associadas à calma, à harmonia, à paz, mas também à tristeza e à melancolia.

VERDE
O verde é considerado uma cor fria, porém muitos estudiosos o consideram como uma cor de transição entre as cores quentes e frias.Por ocupar essa posição de transição, o verde é tido como uma cor de harmonia e equilíbrio.Exige menos esforço dos músculos para a sua focalização e por essa razão, é mais relaxante, diminui a ansiedade, refresca e restaura.

AZUL
Causa a impressão de que o tempo passa mais lentamente.Acalma, seda, faz diminuir a pressão sangüínea. Ambientes com essa cor dão a sensação de maior profundidade.

VIOLETA
É a mais correlacionada ao misticismo. Mistura entre vermelho (carne, matéria) e azul (céu, espírito).


O Branco e o Preto
O BRANCO
É a luz total, o somatório de todas as cores. Promove aproximação, sugere libertação, pureza, higiene e ausência de perigo.

O PRETO
Relacionada à testosterona, representa agressividade, distanciamento, autoridade e disciplina.As cores que tendem para o preto, como azul-marinho, marrom-escuro e, em especial, o cinza, geram uma grande tendência à depressão.Um ambiente muito escuro passa a impressão de que é menor em volume.



Cores complementares

São as cores diametralmente opostas dentro do círculo cromático.
Quando uma cor é colocada lado a lado com sua cor complementar, elas se intensificam pelo contraste simultâneo.Quando desejamos chamar muita atenção para um objeto ou lugar, é só aplicarmos cores complementares, afinal, os opostos se completam e quando juntos criam um efeito visual fantástico.
As cores intermediarias ou complementares fazem o contraste entre as quentes e as frias. Da mesma maneira entre cores quentes, algumas são mais frias que outras. Amarelo e laranja parecem mais frias que o vermelho brilhante







Nenhum comentário:

Postar um comentário