segunda-feira, 9 de março de 2009

IMPRESSIONISMO

1860 – 1886 - França.
Depois do Impressionismo, a pintura nunca mais seria a mesma. Os pintores do século XX ou expandiram sua prática ou reagiram contra ela. Desafiando a convenção, estabeleceram o direito do artista de experimentar com estilo pessoal. Acima de tudo, permitiram que a luz da natureza e a vida moderna brilhassem através das sombrias tradições seculares.

* Principais artistas: Manet, Monet, Renoir, Degas, Pissarro, Sisley, Morisot, Cassatt
* Temas: paisagens ao ar livre, beira de mar, ruas e cafés parisienses
* Propósito: retratar sensações visuais imediatas de uma cena.
Princípios básicos da pintura impressionista:
1. a cor muda na natureza
2. a linha não existe na natureza
3. as sombras não são pretas, são luminosas e coloridas
4. a dissociação das tonalidades ou a mistura ótica das cores - pontilhismo

Mulheres na pintura impressionista
Berthe Morisot e Mary Cassat eram as duas mulheres que faziam parte do grupo impressionista.MORISOT (Berthe), pintora francesa (Bourges, 1841 - Paris, 1895), cunhada de Manet. Praticou um impressionismo elegante.CASSATT (Mary), pintora e gravadora norte-americana (Pittsburgh, 1844 - Le Mesnil, França, 1926). Radicada em Paris, foi amiga de Degas, que a orientou. Juntou-se aos impressionistas da escola de Paris e ganhou reputação internacional. Acredita-se que tenha sido Morisot quem levou Edouard Manet, seu cunhado, ao Impressionismo. É exemplo da obra de Morisot, a “Vista de Paris do Trocadero“, em que retrata a cidade baseando-se na vista de cima. Cassat, por sua vez, era uma das artistas do conjunto cuja influência das estampas japonesas era mais nítida em seu trabalho. Seus trabalhos versavam sobre temas domésticos, tratados de forma simples e direta. “O Banho“ é uma boa amostra deles.

- PÓS- IMPRESSIONISMO 1880 -1905

Os pós - impressionistas sentiam-se insatisfeitos em relação aos impressionistas, pois desejavam que a arte fosse mais substancial, não somente dedicada a captar um momento passageiro. Seurat e Cézanne se concentraram do desenho formal, quase científico - Seurat com sua teoria dos pontos e Cézanne com os planos de cor. Gauguin, van Gogh e Lautrec, como os românticos da última hora, enfatizaram a expressão de suas emoções e sensações através de cor e luz. A arte do século XX, com seus extremos de estilos individuais, do Cubismo ao Surrealismo, nasceu dessas duas tendências.

SEURAT:Tema: Atividades de lazer em ParisCaracterística: cores vivas em pontos minúsculos ( pontilhismo )

TOULOUSE LAUTREC:Tema: Vida noturna de cabaréCaracterística: primeiros cartazes artísticos usados para propaganda

CÉZANNE:Tema: Naturezas-mortas, paisagens Característica: ênfase na estrutura geométrica

GAUGUIN:Tema: Nativos do Taiti, camponeses na BretanhaCaracterística: primitivismo exótico

VAN GOGH:Tema: Auto - retratos, paisagens, naturezas-mortasCaracterística: pinceladas agitadas, em espiral

OBS: Os Historiadores divergem, alguns não mencionam o Pós-Impressionismo, considerando todos estes pintores Impressionistas.
BIBLIOGRAFIA:

http://br.geocities.com/arteescola/IMPRESSIONISMO.html

Um comentário: